Cidades do Litoral Norte realizam “Domingão da Vacinação” contra Covid-19

Quem precisa completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, pode aproveitar este domingo (27) para tomar o imunizante.

Os municípios do Litoral Norte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promovem o “Domingão da Vacinação” para aplicação de imunizante contra o novo coronavírus em crianças, adultos e idosos acima de 80 anos.

De acordo com o Governo do Estado iniciativa busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com relação a segunda dose contra a Covid-19. No Estado 76% do público infantil já tomou a primeira dose, porém apenas 36% receberam as duas doses e completou a imunização, sendo que cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo.

O Governo do Estado destaca que outra ação importante deste domingo é a vacinação de adultos com a terceira dose, além da aplicação da segunda dose nos faltosos. Também é uma oportunidade para os idosos acima de 80 anos tomarem a quarta dose. Além da dose contra Covid-19, estes mesmos idosos poderão na mesma oportunidade tomar a vacina contra a influenza.

Litoral de Fato traz as informações das prefeituras da região sobre a ação.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga aderiu à campanha do Governo do Estado e realizará, neste domingo (27), o “Domingão da Vacinação”. A ação, voltada para aplicação da vacina contra a Covid-19 e gripe, ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e Mirosam, além da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) de Boraceia, das 9 às 14 horas.

A imunização contra a Covid-19 é voltada para aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, segunda dose para o público infantil acima de 5 anos, adolescentes e adultos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Já a terceira dose será aplicada em adultos com 18 anos ou mais, imunizados com a segunda dose há pelo menos quatro meses; imunossuprimidos vacinados há mais de 28 dias com a segunda dose; e pessoas imunizadas com a Janssen há pelo menos dois meses.

A quarta dose é destinada aos imunossuprimidos e idosos acima de 80 anos que receberam o primeiro reforço há mais de quatro meses.

Vacinação contra a Gripe

Poderão ser imunizados somente idosos acima de 80 anos. Para receber a vacina contra a Influenza é necessário apresentar documento original com foto e o cartão SUS.

Locais

ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;

UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;

UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga;

Caraguatatuba

Caraguatatuba precisa completar o esquema vacinal contra Covid-19 de mais de 51 mil pessoas. Para avançar na imunização, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a vacinação no domingo (27),nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O mutirão visa imunizar crianças e adolescentes com as duas doses; adultos e idosos com a primeira, a segunda e a dose de reforço. Os idosos acima de 80 anos também podem se imunizar com a quarta dose.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça que as UPAs já estão aplicando a vacina contra Covid-19, 24 horas e, inclusive, aos finais de semana, desde o mês de fevereiro e, que a ação é um esforço extra para chamar atenção da população para que complete o esquema vacinal contra o coronavírus.

Em todas as UPAs, a população pode se vacinar com as doses (primeira, segunda e dose acional), sem necessidade de agendamento prévio. É obrigatório comparecer com a Carteira de Vacinação e um documento com foto.

Vacinação contra a Gripe

Idosos acima de 80 anos de idade podem procurar, neste domingo (27), as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 8h às 14h, para se vacinar contra o vírus da gripe (H1N1) durante o mutirão.

 Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) foi antecipada pelo governo estadual e ocorrerá juntamente com a imunização contra Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba, 2.412 idosos desta faixa etária podem ser imunizados.

Quem não puder comparecer no ‘Dia C’ poderá receber a vacina durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O secretário de Saúde, Dr. Gustavo Boher, esclarece que os idosos acima de 80 anos poderão tomar, no mesmo dia, a quarta dose da vacina contra Covid-19 e contra a gripe (H1N1).

Endereço das UPA’s

UPA Centro – Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera

UPA Norte – Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Massaguaçu

UPA Sul – Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela promove neste domingo (27), o “Domingão da Vacinação”, nas Unidades Básicas de Saúde da Costa Sul, Barra Velha, Itaquanduba e Vila, das 8h às 16h.

Poderão receber a aplicação da primeira e segunda dose, todos acima dos 5 anos de idade. Já a terceira dose será para os adultos com mais de 18 anos e adolescentes imunossuprimidos acima dos 12 anos.

Além disso, as UBS’s estarão aplicando a 4ª dose em idosos com 80 anos ou mais (quatro meses após a 3ª dose).

A Secretaria de Saúde de Ilhabela afirma que esta é a oportunidade para todos que ainda não tomaram ou estão em atraso com o esquema atualizem sua situação vacinal.

“Temos em nossa cidade cerca de 13 mil faltosos. Está é a sua vez, não perca a oportunidade de se proteger. A Covid-19 não acabou”, ressalta Lúcia Reale, secretária de Saúde.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realiza, neste domingo (27), a campanha de vacinação, que contempla os seguintes públicos e tipos de imunizante:

·         De 5 a 17 anos – vacina contra Covid-19, primeira e segunda dose;

·         18 anos ou mais – vacina contra Covid-19, primeira, segunda e terceira dose;

·         80 anos ou mais – quarta dose contra Covid-19 e início da imunização contra gripe (Influenza).

A campanha acontecerá das 9h às 15h nos seguintes polos:

·         UBS Enseada – Rua Maximiliano Santos, nº 38, Enseada;

·         Centro de Saúde Topolândia – Rua Antônio Pereira da Silva, 280, Topolândia;

·         USF Boiçucanga – Rua Tropicanga, 22, Boiçucanga.

Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF e um documento com foto.

Ubatuba

Neste domingo, dia 27, as Unidades Básicas de Saúde do Ipiranguinha, Estufa II, Perequê-Mirim, Maranduba, Cícero Gomes e Perequê-Açú estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinação contra a Covid-19. Das 9h às 11h, um posto volante também estará vacinando no Mercado de Peixe da cidade. Podem se imunizar qualquer pessoa maior de 5 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes estarão aplicando todas as doses disponíveis para que a população complete o esquema vacinal. Idosos acima de 80 anos também poderão se imunizar com a 4ª dose, desde que tenham o intervalo de quatro meses desde a última vacinação contra a Covid-19.

Para se imunizar é preciso apresentar um documento com foto e número de CPF. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Pessoas imunossuprimidas, acima de 12 anos, também necessitam apresentar laudo médico atualizado para a vacinação.

A Secretaria ressalta que para a imunização a pessoa não pode ter recebido vacinas nos últimos 15 dias e nem ter apresentado sintomas gripais ou confirmação de Covid por 28 dias. A vacinação melhora a imunidade do corpo contra o vírus e diminui a possibilidade de agravamento da doença.

Com informações do Governo do Estado e das prefeitura de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.