Navio de cruzeiro com surto de Covid-19 cancela escala em Ilhabela

MSC Splendida teve 77 pessoas diagnosticadas com Covid-19

O navio de cruzeiro MSC Splendida cancelou a escala prevista para hoje (31) em Ilhabela, em decorrência de um surto de Covid-19 a bordo.

O MSC Splendida deixou o porto de Santos no último dia 26, para um cruzeiro com escalas em Porto Belo (SC), Balneário de Camburiú (SC), Cabo Frio (RJ) e Ilhabela (SP), onde atracaria dia 31, entretanto, ainda na costa catarinense, o navio foi submetido à fiscalização de agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que determinaram a testagem de 100% da tripulação.

O MSC Splendida transportava 4000 pessoas, entre tripulantes e passageiros. Através de testagem, seguindo protocolos da Anvisa, foram detectados 77 casos de Covid-19, sendo 51 tripulantes e 26 passageiros. Outros 54 ocupantes no navio que tiveram contato com as pessoas contaminadas foram isoladas.

O navio atracou no porto de Santos dia 29, onde aguarda as orientação da Anvisa, que pode determinar medidas como quarentena ou suspensão das atividades da embarcação.

As 132 pessoa que desembarcaram, foram transportadas em veículos específicos, para seguirem o isolamento, em conformidade com os protocolos da Anvisa e o plano operacional do Estado de São Paulo.

Conforme a nota emitida pela Anvisa, “após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino”.

“Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde”, afirma a Anvisa.

Receptivo de cruzeiros em Ilhabela

Ilhabela é um dos principais portos de escalas de cruzeiros marítimos do Brasil, e a temporada de receptivos é bastante aguardada no Arquipélago, pois aquece economia da cidade de maneira significativa.

Após o anúncio da liberação dos cruzeiros pelo Ministério do Turismo, a Prefeitura de Ilhabela iniciou tratativas junto às agências de viagem, que confirmaram 36 escalas para a cidade nessa temporada, que vai até 12 de abril 2022.

Toda essa movimentação turística proveniente dos cruzeiros deve injetar cerca de R$ 81 milhões na economia da cidade, através do comércio local. A Prefeitura de Ilhabela estima que 4 mil pessoas passarão por Ilhabela, alavancando a retomada econômica pós-pandemia.

Por esta razão, Ilhabela se preparou com atividades para os receptivos, através do retorno dos eventos culturais, esportivos e turísticos, além de cursos de qualificação profissional para este nicho para a população.

Os protocolos de segurança sanitários contra a Covid-19 seguem rígidos e efetivos, exigindo que os tripulantes apresentem antes do embarque o Passaporte de Vacinação com duas doses, teste RT-PCR negativo e teste de antígeno. Durante a viagem, parte dos passageiros e dos funcionários são testados diariamente para controle.

Ilhabela foi agraciada com o selo “Safe Travels” concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), o município se tornou ainda mais atrativo devido à segurança no combate à Covid-19.