Em Caraguatatuba, a Prefeitura expande pesquisa de demanda do perfil do turista para QR Code

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza uma pesquisa de demanda para traçar o perfil do turismo na cidade. A novidade agora é que este questionário também está disponível por QR Code.

O questionário pode ser acessado por meio de um display contendo QR Code que leva as pessoas diretamente à página com a pesquisa. Pra isso, os displays foram distribuídos em quiosques, hotéis e restaurantes da cidade.

O questionário também pode ser acessado por meio do link: https://tinyurl.com/b4raywv7, ou pelo site da Prefeitura https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. O resultado fará parte da revisão do Planto Diretor de Turismo (PDTur).

São 18 peguntas que visam saber, entre outras, a origem do visitante, tempo de permanência, idade, como descobriu Caraguatatuba, motivo da viagem, que meios de transporte usou para chegar na cidade, se veio sozinho ou acompanhado, quanto gastou ou pretende gastar, que tipo de atividades realizou e qual a avaliuação que faz da cidade.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a pesquisa é importante porque estes dados serão usados para estudos e investimentos específicos. “Turismo é economia e toda economia precisa de números. Levantamentos e avaliações serão uma ação contínua nesta gestão”, reforça.

Ela informa ainda que por enquanto essas ações serão de forma online, “mas na volta dos eventos vamos colocar colaboradores para fazer pesquisas em todos nossos eventos para termos um mapeamento e fornecer dados para o nosso observatório do turismo”, explica a secretária.

Os dados também farão parte do PDTur, que neste momento passa por revisão. A cada dois anos deve ser refeito o Plano de Ação e a cada três anos acontece a revisão do PDTur, instituído em 22 de março de 2018.

Em uma ação anterior, foi feito o questionário com a participação popular falando sobre o que considera importante para o setor turístico. Agora, esse material é analisado pela equipe de revisão e pode ser colocado no plano para a aplicação.

A Secretaria de Turismo também faz o inventário turístico e a propositura de um atrativo exclusivo de interesse turístico.

A comissão de revisão do PDTur é composta por integrantes do poder público – Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, além da Fundação Educacional de Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).

Pela iniciativa privada há representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Associação de Hotéis e Pousadas (AHPC) e Associação de Quiosques de Caraguatatuba.