São Sebastião tem Dia D – Multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos de idade neste sábado (16)

Com exceção da vacina contra Covid-19, os demais imunizantes serão aplicados nas USFs do município

Neste sábado (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), irá realizar o Dia D – Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.

Pais ou responsáveis devem comparecer com seus filhos na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima do seu bairro (confira o quadro publicado) com a carteirinha de vacinação para receber as doses de imunizantes faltantes.

Segundo pesquisa, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina não apenas protege aqueles que a recebem, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas forem imunizadas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficarem doentes.

Essa campanha faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O órgão federal deve disponibilizar os imunizantes de rotina, como BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).