Presidente Reis recebe manifesto a favor da digitalização do acervo do jornal Imprensa Livre

Acervo guarda mais de três décadas de história do Litoral Norte

O presidente da Câmara, José Reis, recebeu na manhã desta terça-feira (19/08) a jornalista Raquel Salgado, representante de um movimento que luta pela digitalização do acervo dos jornais Chip News e Imprensa Livre, que está sob a guarda do Arquivo Histórico da Prefeitura de São Sebastião.

Além da digitalização, os profissionais envolvidos com esse projeto querem que os documentos sejam indexados com palavras chaves para que se tornem fontes de pesquisas na Biblioteca Municipal e nos Arquivos Públicos.  

Segundo a jornalista, cerca de 200 pessoas já assinaram o abaixo-assinado a favor da digitalização dos impressos.

Salgado solicitou o apoio do presidente da Câmara para que os documentos sejam preservados para as próximas gerações.

“Esses jornais guardam 30 anos de história da região do Litoral Norte e precisamos garantir que não sejam destruídos com ação do tempo”, disse Salgado.

O presidente José Reis disse que vai apresentar um requerimento solicitando informações ao prefeito Felipe Augusto sobre a possibilidade de digitalizar os jornais.

“Eu lembro o tempo em que as pessoas aguardavam ansiosas para ler as notícias no Imprensa Livre e reconheço a importância desse jornal como fonte de informação sobre o desenvolvimento econômico e político da região. Eu vou fazer o possível para colaborar com esse projeto”, disse.