Educadores da rede municipal participam do projeto Formações Mediadas – Educação na Pandemia

Profissionais da rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão participando do projeto Formações Mediadas – Educação na Pandemia, uma iniciativa do Itaú Social com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC e apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

A formação, voltada para dirigentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, é composta por três módulos desenvolvidos ao longo deste primeiro semestre e que têm como objetivo apoiar os dirigentes e a equipe técnica a refletirem e aprimorarem práticas para a garantia das aprendizagens das crianças e estudantes no contexto atual marcado pela pandemia, para que possam formar e apoiar as equipes das secretarias e escolas. Os encontros são virtuais, realizados na forma de Webinar (seminário online).

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comenta sobre a importância da formação continuada dos profissionais de educação: “A área da educação foi uma das mais afetadas no contexto da pandemia. A expectativa depositada no trabalho dos professores foi muito alta, exigindo deles uma grande capacidade de se reinventar para que pudessem ajudar os alunos a manterem o padrão de aprendizagem, mas num contexto novo e inesperado, bem diferente da rotina das aulas presenciais. Acompanhamos os relatos dos professores desde o início das atividades remotas, e vimos como o início dessa modalidade trouxe desafios, dificuldades, angústia e insegurança. Com o passar desse período, com todas as ações realizadas, as formações, notamos que o sentimento agora tem mudado. Os profissionais estão demonstrando mais confiança, em diversos aspectos”, disse.

A formação completa, composta por três módulos, aborda os seguintes temas: Ensino HíbridoFlexibilização Curricular e Condições para Reabertura das Escolas. O conteúdo está disponível para acesso livre no canal da CEDAC, no endereço: www.youtube.com/channel/UCnM4CrqVZvVPg_TMHBbl81A.