Sancetur assume transporte coletivo em São Sebastião por seis meses

Empresa do Grupo Chedid assume através de contrato emergencial em substituição à Ecobus

Na tarde de ontem (10), o prefeito Felipe Augusto (PSDB) assinou o contrato emergencial do transporte público com a empresa Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur), que em São Sebastião adota o nome “SOU São Sebastião”.

De dentro de seu gabinete, Felipe Augusto transmitiu a assinatura do contrato através de seu Facebook. Cercado pelos vereadores da base do governo e de secretários, o prefeito afirmou que não haverá alteração no valor da tarifa e das linhas e prometeu melhoria da qualidade do serviço.

A Prefeitura de São Sebastião não emitiu qualquer comunicado oficial sobre a substituição da empresa até Felipe Augusto realizar sua transmissão via Facebook assinando o contrato. Após o ato, publicou um release em seu site oficial.

De acordo com a publicação da Prefeitura de São Sebastião, a nova empresa começa a operar o transporte público de São Sebastião a partir das 7h de hoje. Ainda segundo a Prefeitura, o contrato de prestação de serviço prevê a utilização de 40 veículos e, a empresa deverá preferencialmente, por meio de cadastro no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), contratar ex-trabalhadores da empresa que executava o serviço.

A empresa Sancetur pertence ao Grupo Chedid, e é presidida por Marco Chedid, ex-vereador da cidade de Campinas e primo do deputado estadual Edmir Chedid.

Bus Card

Embora tenha negado que haveria alteração tarifária ou de linha, Felipe ressaltou em sua transmissão, que os usuários de transporte público que utilizam o Bus Card, devem retirar um extrato sobre o saldo do cartão de ônibus.

De acordo com a Prefeitura, será disponibilizado, a partir da segunda-feira (14), um guichê de atendimento.

Durante o período de transição entre empresas, as viagens serão pagas em dinheiro, o que pode gerar transtorno aos munícipes.

Licitação

A Sancetur venceu a licitação promovida pela Prefeitura de São Sebastião em caráter emergencial que vai operar por seis meses, As outras empresas que apresentaram orçamento foram Rodoviário Oceano Ltda e Expresso Felix Viação Ltda.

Durante este período, será realizado outro processo licitatório que definirá uma empresa para operar o serviço nos próximos anos.

Segundo dados do portal de transparência, o valor da proposta é de R$ 4.697.890,09.

Limeira

O anúncio da Sancetur como operadora do transporte público de São Sebastião ocorre um dia após a empresa comunicar sua impossibilidade de operar o serviço na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, em decorrência da prefeitura daquela cidade deixar de subsidiar de forma adicional o serviço.

Subsidio

Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto assinou o decreto nº 8238/21, que autoriza o município a subsidiar a tarifa do transporte público através de aporte financeiro. Conforme o decreto, o  valor do subsídio mensal pago pela prefeitura poderá chegar até R$ 783.519,56.