Mês do Meio Ambiente: Caraguatatuba tem programação temática sobre preservação e consumo consciente de recursos

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo diversas ações de educação ambiental, buscando ampliar a conscientização sobre a preservação e consumo consciente dos recursos naturais. A programação iniciada no dia 1 de junho, segue até o final do mês.

Devido à realidade imposta pela pandemia houve a necessidade de adequação do cronograma de atividades.

Refletindo sobre os impactos do isolamento social, a restrição do contato com a natureza, aumento de consumo e de produção de resíduos, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, pensaram em diversas temáticas para trabalhar na educação ambiental junto à comunidade.

Para as unidades escolares, foram elaboradas temáticas por dia da semana, facilitando a organização e motivando as ações internas nas unidades. Devido à pandemia, cada unidade receberá no decorrer da programação, uma das atividades e os materiais pedagógicos necessários para que os educadores possam ter a oportunidade de aplicar a atividade a todos os grupos de alunos.

Os centros de educação infantil (CEIs) receberão intervenções culturais e contadores de histórias, em parceria com a Fundacc. A proposta é inserir o tema de maneira lúdica e leve para os pequenos alunos.

A equipe de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, estará nas unidades mapeadas conversando com os alunos sobre a importância da arborização e realizando pequenos plantios no entorno da unidade.

Em parceria com a Sabesp, uma das pautas será sobre Saneamento Básico e Biodiversidade. A equipe da Sabesp visitará algumas unidades para falar sobre “Água e Saneamento”, abordando a importância do uso consciente da água e o impacto ambiental do saneamento básico nas cidades.

O tema “Biodiversidade” será trabalhado pelos técnicos do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), que vão conversar com os alunos sobre a preservação e cuidados com a nossa fauna e flora local.

Alunos do bairro Tabatinga, receberão uma atividade direcionada à comunidade local. Através de uma parceria, a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental vai conversar com os estudantes sobre os aspectos da biodiversidade local e sobre a ação de limpeza do Rio Tabatinga, tão importante para a comunidade do entorno.

O tema “Política de Resíduos Sólidos”, será abordado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente contemplando os aspectos do ciclo do lixo: desde sua fabricação e consumo até o descarte; além de apresentar um pouco mais dos nossos programas municipais: Coleta Seletiva e Ecopontos.

Representantes da Defesa Civil também participarão da programação, levando informações sobre os impactos da degradação ambiental em áreas de risco e da problemática do descarte irregular em locais de enchentes e alagamentos.

As atividades foram distribuídas conforme mapeamento de demandas e necessidades locais. Todas as ações seguem os protocolos de segurança.