No mês do Meio Ambiente, conheça os projetos de preservação e arborização desenvolvidos em Caraguatatuba

Caraguatatuba continua com a programação em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e faz um desafio: você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) possui, além do Plano de Arborização Urbana, que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade, outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

Com essas iniciativas a Prefeitura já realizou o plantio de mais de 4 mil árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.

Adote o Verde

É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto nº 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade. Atualmente, o município conta com nove empresas parceiras. Quer fazer parte? Saiba como: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/adoteoverde/.

Espaço Árvore

Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.  Já foram plantadas cerca de 300 árvores e este número vai aumentar de forma considerável agora em junho, mês do meio ambiente, devido aos plantios realizados nas escolas.

Disk Árvore

O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore na sua calçada. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através da Central 156. Lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana. Nos últimos quatro anos cerca de 250 mudas foram entregues para plantio em calçadas.

Viveiro Municipal

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares. O espaço conta com cerca de 3 mil mudas.

No Viveiro estão disponíveis mudas nativas da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras. O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura, no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2019/02/arborizacao_urbana_cartilha_2018.pdf.