Caraguá A Gosto: Secretaria de Turismo abre inscrições para 16º edição

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (1º/6) as inscrições para o 16º Caraguá A Gosto que será realizado de  1º/08/2021 a 07/09/2021. Devido à pandemia da Covid-19, este ano a edição também será por delivery, mas traz como novidade a categoria ‘Café’.

Os comerciantes interessados podem acessar edital com a documentação necessária publicada no Diário Oficial do Município , edição 554. A manifestação de interesse de participação e habilitação deverá ser feita pelo e-mail inscricao.eventos@caraguatatuba.sp.gov.br até o dia 11 de junho, de segunda a sexta das 9h às 17h.

Para esclarecimentos específicos, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br. Importante que o estabelecimento tenha Alvará da Fiscalização do Comércio, sendo que uma cópia deve ser anexada com a documentação. Imprescindível também que tenha comprovante de Cadastur válido.

Outro detalhe é que o pretenso participante deve apresentar a receita do prato, com nome comercial, contendo a descrição dos ingredientes utilizados, bem como o modo de preparo, valor e rendimento.

O interessado por fazer a inscrição em até duas Categorias, sendo elas:

  • Carnes e Aves: pratos à base de carnes, aves;
  • Comida de Boteco: petiscos e porções;
  • Culinária Internacional: pratos da culinária internacional;
  • Frutos do Mar: pratos à base de Frutos do Mar;
  • Lanches Artesanais: sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais;
  • Pizzas: pizzas;
  • Sabor de Praia: petiscos ou porções de frutos do mar;
  • Sobremesas Frias: sobremesas como sorvetes, açaí e congêneres;
  • Confeitaria: tipo de culinária baseado no preparo e decoração de diversos pratos doces como tortas, cupcakes, bolos, pudins e congêneres;
  • e a novidade Café: preparo de bebidas e/ou sobremesas que tenham o café como principal ingrediente.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, café era uma solicitação dos proprietários de cafeterias que tem como principal atrativo esse ingrediente. O município pelo menos seis cafeterias.

Caso não seja atingido o número mínimo de estabelecimentos por categoria (4), a Comissão Técnica poderá juntar categorias que sejam, de certa forma, relacionadas.

Para esta edição, a secretaria vai disponibilizar 55 inscrições, cinco a mais que no ano passado e, devido à situação econômica por conta da atual da pandemia, excepcionalmente nesta edição a taxa de inscrição será solidária com a entrega de uma cesta básica, por categoria inscrita, em até três dias da avaliação e validação das inscrições.

“O Caragua a Gosto é um evento extremamente aguardado que já vai para a 16ª edição e se supera a cada ano mesmo diante de grandes desafios. É um evento que mostra a força e a competência da nossa gastronomia e o empenho do poder público em desenvolver um evento cada vez melhor para todos que o prestigiam”, define a secretária Maria Fernanda.

Ela acrescenta que este é um evento que o prefeito Aguilar Junior faz absoluta questão em promover para ajudar o empresariado nessa época de baixa, mantendo a tradição do Caraguá A Gosto que sempre supera a expectativa do público.

Importante destacar que caso até a data do evento ocorra mudanças nos decretos municipais em relação à pandemia, o atendimento poderá ser feito também de forma presencial.