Prefeitura abre nesta quarta-feira (2/6) Exposição Fotográfica Baleias e Golfinhos de Ilhabela e lança guia turístico

A Prefeitura de Ilhabela abre oficialmente nesta quarta-feira (02/06) a Exposição Fotográfica Baleias e Golfinhos.

Além da exposição que contém registros dos fotógrafos Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Frank Santos e Leonardo Wedekin, A Prefeitura lança o guia turístico com informações detalhadas sobre as espécies e os principais locais de ocorrência.

Estas ações integram a programação da Abertura de Temporada de Baleias e Golfinhos, que reúne um conjunto de atividades voltadas ao trade de turismo, moradores e turistas no intuito de estrutura o turismo de Observação de Cetáceos, para que a atividade seja trabalhada de forma sustentável.

Ilhabela já é bastante conhecida pelas suas praias paradisíacas, exuberância da Mata Atlântica e belas cachoeiras. Recentemente, a atenção de visitantes e moradores tem se voltado para a costeira e para o mar aberto em busca de borrifos, splashes e acrobacias feitas por baleias e golfinhos.

Com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, o Arquipélago de Ilhabela abriga 11 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano. A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto.

Outra espécie que marca presença constante em Ilhabela é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente. Além das baleias, os golfinhos dão um show no mar, o arquipélago é privilegiado pela presença de 07 espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradores ilustres, embora difícil de serem avistadas, podem ser consideradas residentes locais. Já as orcas nos visitam esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.

O Prefeito Toninho Colucci destaca a importância da Abertura da Temporada de Baleias e Golfinhos para a estruturação deste novo segmento de turismo em Ilhabela. “Já estava previsto em nosso Plano de Governo e estamos tirando este projeto do papel para qualificar nosso trade turístico e gerar mais empregos e renda no município”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, enfatiza a importância desta exposição para trazer ao conhecimento do público nossa biodiversidade marinha e a possibilidade de desfrutar deste novo produto: o Turismo de Observação de Baleias.

“Quero agradecer ao Prefeito e ao Secretário de Cultura, Marquinhos Guti, a parceria e viabilização deste espaço. O nosso muito obrigado também ao Projeto Baleia à Vista, ao Viva Instituto Verde e principalmente aos fotógrafos Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Frank Santos e Leonardo Wedekin por disponibilizarem este belo conteúdo para a exposição”.

A exposição seguirá aberta até setembro, de segunda a domingo, incluindo feriados, sempre das 9h às 18h, na sede da Fundaci, que fica na Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila. Não é necessário agendamento. O controle de acesso e os devidos protocolos sanitários será feito pela equipe da Prefeitura.