Educação e Turismo: Prefeitura de Caraguatatuba já tem projetos para aulas de turismo nas escolas

O governo do Estado anunciou, nesta semana, uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo e Viagens para oferta de disciplinas eletivas sobre o setor de viagens e turismo aos alunos do ensino médio e dos últimos anos do fundamental da rede pública estadual.

Em Caraguatatuba o projeto já está formatado desde de 2019 – infelizmente não foi implantado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – e vai abranger, inicialmente, alunos do 4º ano do ensino fundamental. A disciplina deve ser implantada no segundo semestre ou em 2022.

O projeto “Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara” tem, por objetivo introduzir o tema na grade escolar municipal como disciplina curricular. Elas serão ministradas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

“No primeiro momento vai atender os alunos do 4º ano que já participam do programa Jovens Empreendedores (do Sebrae) e a ideia é que eles  criem uma agência de turismo, com todas as suas funcionalidades”, explica a secretária do Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.

Para ela, a aula de turismo nas escolas municipais é um dos projetos mais importantes da sua pasta onde o aluno aluno vai aprender a sua relevância já na sala de aula e levar para seus pais, familiares e amigos. “Importante entender que turismo não é só show, praia, hotelaria e gastronomia. É uma ciência completa que precisa ser estudada para que traga bons resultados e desenvolvimento social e econômico para uma cidade”, reforça a secretária.

Essa também é a visão do governo do Estado que entende a necessidade de aliar a educação à inovação e ao empreendedorismo, apresentando o turismo e seus diversos segmentos como fator de desenvolvimento pessoal e profissional. “Como fenômeno social e econômico, o turismo tem grande capacidade de geração de empregos, sendo uma oportunidade para os jovens que em breve estarão no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.