Ilhabela participa da Plataforma PAR 4 com a presença do ministro da Educação

A secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, participou nesta segunda-feira (24/5), em São Vicente, da cerimônia de lançamento da Plataforma PAR 4 – Plano de Ações Articuladas 2021/2024, Plataforma PNE, que contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O PAR é um dos principais instrumentos orientadores das políticas educacionais desenvolvidas pelo MEC, desde 2007, que tem como objetivo a promoção da melhoria da qualidade da educação básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do PNE; a elaboração de planos plurianuais das políticas de educação pelos entes federados, com foco na melhoria do acesso e permanência dos estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou este ano o ciclo do PAR 4 – 2021-2024, que oferece uma ferramenta de diagnóstico e planejamento de política educacional, para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica.

Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o Plano de Ações Articuladas é ferramenta indispensável na busca de uma educação de qualidade a todos.

“A ideia é estruturar e gerenciar metas para a construção de um sistema nacional de ensino. Assegurar o acesso dos estudantes às vagas escolares disponibilizadas nas instituições, em especial na educação básica, e sua permanência com sucesso na escola depende do atendimento a uma série de elementos. Tudo isso pode ser beneficiado com recursos da União para financiar essas e outras iniciativas durante o quarto ciclo do PAR, entre 2021 e 2024”, afirmou o ministro.

Esta etapa visa fornecer subsídios para garantir a sustentabilidade das ações apoiadas pelo MEC/FNDE e fortalecer os mecanismos de articulação com os sistemas de ensino, por intermédio do desenvolvimento de ações conjuntas, de forma a contribuir para consolidar o regime de colaboração.

Além do ministro Milton Ribeiro, o evento contou também com a participação de Odimar Barreto, Assessor Especial do MEC, e Marcelo Ponte, presidente do FNDE.