Tempo: Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias; ventos de 60 km derrubam árvores no último final de semana

A Defesa Civil do Estado informa que esta segunda-feira (24) e quarta-feira (26) as temperaturas máximas vão cair na região. A dica é ter sempre um casaco à mão e ficar bem agasalhado.

Conforme o meteorologista do Estado, William Yasuo Minhoto, essa queda brusca de temperatura será ocasionada pela chegada de uma massa de ar frio. No Litoral Norte, a temperatura mínima deve ser de 15°C, mas com sensação térmica de 12°C.

A orientação é para cuidados especiais com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Também recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante.

Outro alerta é para a formação de ressaca com ondas de até 2,5 metros de altura em razão de fortes ventos. Neste caso, a recomendação é evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurfe e kitesurfe.

Vendaval

A prévia da mudança de tempo ocorreu ainda no último sábado (22) quando ventos persistentes por cerca de oito horas, com rajadas de até 60 quilômetros por hora atingiram Caraguatatuba.

Conforme a Coordenadoria municipal da Defesa Civil, entre sábado e domingo foram registradas 15 ocorrências de queda de árvore sadias, com alguns prejuízos materiais, mas sem feridos, em bairros como Massaguacu, Condomínio Verde Mar, Alto Jetuba, na região norte; Sumaré e Jardim Gaivotas, na região central; e Pegorelli e Pontal Santamarina, na região sul.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também trabalharam no final de semana para retirada de materiais arrancados pelo vento e limpeza da cidade.