Construção Civil: Prefeitura de Caraguatatuba acelera aprovação de projetos, mantém o setor aquecido e gera empregos

Se o ano de 2020 foi excelente para a construção civil em Caraguatatuba, mesmo diante de uma pandemia provocada pela Covid-19, 2021 desponta com a tendência de ser ainda melhor.

Prova disso é que o Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo já aprovou 302 projetos até abril, equivalente a 57.029,25 metros quadrados, ou seja, crescimento de cerca de 20% em projetos e 9,4% em metros quadrados, em comparação ao mesmo período de 2020.

São pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto. Chama a atenção que nos últimos meses, incluindo final do ano passado, foram protocolados seis projetos de empreendimentos residenciais de grande porte.

Na avaliação do secretário da pasta, Wilber Cardozo, a agilidade no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência, dessa forma, sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda. “Com total aval do prefeito Aguilar Junior, temos hoje uma diretoria ágil na análise e liberação dos projetos”.

A diretora do Setor de Análise e Aprovação de Projetos, Valéria Pelogia, conta que são seis técnicos do setor que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

“Chegamos a ligar para o profissional, mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que ele envie todos os documentos corretos de forma a agilizar a análise”, explica e complementa que a meta é para que as construções saiam e sejam concluídas o mais breve possível, gerando empregos. “As obras têm serviços para todo nível de mão de obra, da mais simples a mais especializada”, finaliza.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Análise Digital de Projetos

Para dar mais agilidade na liberação dos projetos, a meta da Secretaria de Urbanismo é implantar o sistema de aprovação digital que visa acabar com o processo físico, de papel.

Conforme Valéria Pelogia, o profissional vai se cadastrar e depois do login, poderá enviar toda a documentação, sem a necessidade de se dirigir até a prefeitura ou à secretaria para atender o comunicado com as exigências técnicas.

“Vai ser tudo online, o que vai melhorar ainda mais o trâmite de processos e esse momento que vivemos exige isso, que as pessoas evitem ficar circulando”. A previsão é que o sistema entre em funcionamento até meados de julho.   

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.