Dia Mundial da Reciclagem reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos em Caraguatatuba

Hoje, 17 de maio é lembrado como Dia Mundial da Reciclagem. Em Caraguatatuba, existem dois projetos que beneficiam o meio ambiente, por meio da reciclagem de materiais. O Programa da Coleta Seletiva e os Ecopontos.

A Coleta Seletiva possibilita, diariamente, o serviço de coleta na porta da sua casa, conforme a programação de cada bairro. Mensalmente, este serviço reaproveita cerca de 80 toneladas de material. Confira a programação para sua região: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Outro importante projeto, são os Ecopontos, instalados em três bairros da cidade: Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Neles, além dos materiais recicláveis, é possível receber pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e que podem ser entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. No primeiro trimestre deste ano, mais de 20 mil toneladas de material foram recolhidas nos locais. Saiba mais aqui: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ecopontos/.

O principal destes projetos, é que toda reciclagem recolhida, beneficia 25 famílias que atuam diariamente nas duas cooperativas cadastradas com a Prefeitura, nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Os cooperados recebem os materiais, fazem sua triagem e vendem, sobrevivendo exclusivamente deste trabalho!

A reciclagem é tão importante, pois colabora com o meio ambiente, poupando os recursos naturais e reduzindo a poluição, além de criar empregos, oportunizando a geração de renda para muitas pessoas. 

Adote esta prática em sua casa. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens e seque antes de depositar nos coletores, assim evitará a atração de insetos. Evite deixar a coleta seletiva em sacos iguais aos da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão.

Caso o caminhão da Coleta, não passe na sua casa, faça o pedido pelo Canal 156 ou tenha mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone: 3897-2530.