Em um mês, Prefeitura de Caraguatatuba aprimora linhas e prepara aplicativo de rastreio dos ônibus da Praiamar

A Prefeitura de Caraguatatuba completou no último sábado (08/05), um mês de intervenção na empresa Praiamar, responsável pelo serviço de transporte público na cidade.

Desde então, a população de Caraguatatuba já vem recebendo melhorias e aprimoramentos nas linhas. Além de receber nas ruas um aumento de viagens diárias e ônibus disponíveis.

No início da intervenção, a Praiamar utiliza apenas 33 dos 45 ônibus de sua frota. Nesta segunda-feira (10/05), 41 ônibus já estão em circulação para atender a população.

O aumento de ônibus diários contribui ainda para as viagens completadas ao dia. Antes da intervenção da Prefeitura, a empresa cumpria apenas 280 viagens diariamente, após a intervenção, o número passou a ser de 320. Com o aumento da frota e otimização das linhas, a expectativa é que as viagens diárias saltem para 400.

Para suprir essa demanda, de aumento de viagens e também de ônibus atuando na cidade, 12 motoristas foram contratados, além de mais dois manobristas e quatro funcionários administrativos. Nenhum colaborador foi demitido durante a intervenção.

Ainda nas próximas semanas, o aplicativo de rastreio dos ônibus será oficialmente implantando. Atualmente, o recurso passa por testes internos na empresa e ficará disponível para a população em breve.

Agora, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, implementou aprimoramentos nas linhas que atendem a população da Região Norte. Para a Região Sul, uma nova linha está sendo implementada, para atender os moradores do Travessão e do Residencial Nova Caraguá II.

As primeiras alterações acontecerão na Região Norte do município.

Atualmente, a Região Norte é atendida pela linha 302 – Tabatinga, linha 306 – Tabatinga via Massaguaçu e 407 – Massaguaçu.

Com a nova proposta, a região terá o atendimento ampliado, sendo atendida da seguinte maneira:

302 – TABATINGA DIRETO

Linha expressa que vai direta para o bairro nos horários de pico, visando mais celeridade aos passageiros que pretendem ir para o bairro Tabatinga.

306 – TABATINGA VIA MASSAGUAÇU

A linha atenderá também os bairros Jardim do Sol, Garden Mar e Massaguaçu, tanto no sentido bairro, quanto no sentido centro.

Itinerário resumido

CENTRO/BAIRRO e BAIRRO/CENTRO: Avenida Maria de Lourdes da Silva Kfouri (marginal), Av. Tetsuo Watanabe, Rua Urias de Oliveira Macedo, Rua Antônio de Lucca,(Jd. do Sol), Avenida Perimetral, Avenida Maestro Heitor de Carvalho, (Gardenmar) Rua Manoel Ricardo Francisco, Rua Nereu de Oliveira Ramos, Rua Carla C. Alves da Silva Coutinho, Rua Irineu de Melo Neto, Rua Seis, Rua Itália Baffi Magni (Upa Massaguaçu) Rua Irmã Lucila, Rua Pedro Xavier do Nascimento, Rodovia SP 55 seguindo o itinerário normal até o ponto final no bairro Tabatinga.

407 – MASSAGUAÇU VIA GETUBA

Atenderá o Bairro Getuba tanto no sentido bairro, quanto no sentido centro. A linha atenderá ainda o bairro Sertão dos Tourinhos.

Confira aqui os horários completo das linhas: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

Com as mudanças de trajeto da linha Tabatinga via Massaguaçu, os moradores e passageiros poderão ter acesso mais fácil a UPA Norte, além de atendimento na madrugada.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a média é que em cada 20 minutos, um ônibus passe próximo ao hospital.

Os agentes de transporte da pasta responsável acompanharão toda a operação e estarão aptos para esclarecimentos adicionais

Higienização

Toda a frota passará por processo de higienização e sanitização, visando controle de pragas e reduzir o contágio por COVID-19. A empresa responsável pelo serviço esclarece que realizará a desinfecção ambiental que irá esterilizar os ônibus com nebulização a frio, atomatização e pulverização.

Esclarece ainda que utilizará quarternário de amônio que é capaz de combater microrganismos patogênicos, capaz de eliminar bactérias, ácaros, esporos de fungos e vírus, inclusive o do Novo Coronavírus (Covid-19).

Desde o inicio da intervenção, a Prefeitura de Caraguatatuba instaurou diversos processos administrativos para apurar possíveis irregularidades cometidas pela empresa. Caso algo seja encontrado, Administração poderá entrar com o pedido de caducidade do contrato e uma nova licitação será aberta para o transporte público em Caraguatatuba.

Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação, ligue para os canais oficiais 156 e 0800 778-8080.