Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu

Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado no dia 3 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) de Caraguatatuba, iniciou projeto de arborização urbana, na praça do bairro Massaguaçu, onde fica instalado o Ecoponto.

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é realizar ações de educação ambiental em comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, e da preservação do meio ambiente.

Nesta segunda-feira (3), serão plantadas 10 mudas das espécies: Pau-Brasil, Ipê (roxo e amarelo), Manacá da Serra e Abiu. O projeto prevê o plantio de 60 mudas até sexta-feira (7).

Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, “o projeto de arborização urbana tem objetivo de aumentar a área verde e a cobertura vegetal do município. As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, oriundas de compensação ambiental”, destacou.

“As árvores desempenham relevante melhoria da qualidade de vida da população. É importante que esse plantio seja preservado pela comunidade local. Algumas mudas são de árvores frutíferas, proporcionando aos moradores, o consumo dos frutos no pé. Contamos com a consciência de todos para que conservem este trabalho”, acrescentou a secretária.

O morador do bairro, José Benedito Belarmino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e reforçou “Deus nos dá a natureza para preservar, então precisamos que cada um faça sua parte, para mantê-la sempre linda”, disse.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui o Plano de Arborização Urbana­­­­­­­, que objetiva aumentar a cobertura verde da cidade, dentro dos programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

No site da Prefeitura é possível baixar a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://issuu.com/prefeituradecaraguatatuba/docs/arborizacao_urbana_cartilha_2018.