Pinacoteca de São Paulo divulga tour virtual da exposição OSGEMEOS

Plataforma permite o acesso de milhares de visitantes à exposição. Todos podem navegar pelos mais de 1000 itens do imaginário d’OSGEMEOS

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a aguardada experiência virtual em 360º da mega exposição OSGEMEOS: Segredos. O tour gratuito e disponível no site do museu, www.pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/, garante a todos no Brasil e exterior a possibilidade de navegar pelos mais de 1000 itens do rico imaginário dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo e os 10 espaços dedicados à mostra (7 salas expositivas, octógono, hall e pátio).

O tour online também representa a possibilidade de acesso a uma das exposições mais concorridas do país. Além da visita virtual, o site do museu também traz uma entrevista exclusiva com o curador da mostra e diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, que comenta sobre os êxitos e desafios do processo de montagem.

Outros materiais complementares já estavam disponíveis para o público antes deste lançamento, como a visita guiada conduzida pelos próprios artistas para o público escolar, alunos e professores. Lançada em 21 de janeiro, já foi vista por mais de 32 mil pessoas nos canais da Pinacoteca.

OSGEMEOS: Segredos

Liderando a retomada das atividades culturais em São Paulo após sete meses de fechamento, a mostra foi inaugurada em 15 de outubro de 2020 e desde então é um sucesso de público e crítica. Operando com restrições de atendimento e adotando todos os protocolos de higiene e segurança devido à pandemia, mais de 90 mil pessoas já visitaram presencialmente OSGEMEOS: Segredos até março deste ano, quando o museu foi fechado para atender as determinações do Plano São Paulo para combate da Covid-19. Com a fase de transição do Plano São Paulo, as visitas presencias foram liberadas. Entretanto, para a segurança de todos, a Pinacoteca mantém publico reduzido. Mas vale lembrar que a exposição foi prorrogada até 09 de agosto de 2021.

A mostra tem patrocínio de Bradesco (cota apresenta), Samsung e Grupo Boticário (cota master), IRB Brasil RE (cota platinum), Iguatemi São Paulo e GOL Linhas Aéreas (cota ouro), escritório Mattos Filho, Allergan, Cielo e Comgás (cota prata) e Havaianas (cota bronze).

Este tour foi realizado com o apoio da Bloomberg, empresa líder em tecnologia financeira global, através de seu programa de filantropia corporativa, sem uso de leis de incentivo.

Sobre OSGÊMEOS

Os irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo são uma dupla de artistas plásticos nascidos no tradicional bairro do Cambuci, em São Paulo-SP, onde começaram a pintar no início dos anos 90, influenciados pela cultura Hip Hop e, gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

São formados em Desenho e Comunicação pela pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e exploraram com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, tendo as ruas como seu local de aprimoramento.

A dupla possui trabalhos em diferentes cidades ao redor do mundo, com temas que vão de retratos de família à crítica social e política. Também realizaram inúmeras amostras coletivas em museus e galerias de diversos países. como dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, Lituânia, Itália, Japão e outros.

Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.