Praiamar aprimora linhas da região norte e aplicativo de rastreio entra em fase de testes em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba informou que, em razão da intervenção ocorrida nos serviços prestados pela Praiamar Transportes, estão sendo realizados estudos para a inclusão de novas linhas, novos horários e trajetos para o transporte público coletivo.

As primeiras alterações acontecerão na Região Norte do Município, cuja previsão de entrada em vigor será nos próximos dias.

Atualmente, a Região Norte é atendida pelas linhas 302 – Tabatinga e 407 – Massaguaçu. Com a nova proposta, a região terá o atendimento ampliado, sendo atendida da seguinte maneira:

302 – TABATINGA DIRETO – linha direta e expressa nos horários de pico; Linha totalmente nova.

306 – TABATINGA VIA MASSAGUAÇU – passará pelo bairro Massaguaçu tanto na ida para o bairro, quanto na volta para o centro, ampliando a quantidade de oferta de horários no bairro Massaguaçu, passando a ter ônibus a cada 20 minutos.  Atualmente o tempo de intervalo dos ônibus para o bairro Massaguaçu é de, pelo menos, 1h30m.

407 – MASSAGUAÇU VIA GETUBA – atenderá os bairros Sertão dos Torinhos e o Getuba tanto na ida para o bairro, quanto na volta para o centro, com ônibus a cada hora. Atualmente o bairro Getuba somente dispõe de linha no sentido centro.

A Prefeitura dará ampla divulgação de quando as novas linhas, horários e trajetos forem entrar em operação.

Frota

De acordo com o Interventor, nomeado pelo Prefeito para gerir a Praiamar, o número de ônibus em operação subiu de 33 para 40 ônibus e a expectativa é que a frota esteja 100% nas ruas nas próximas semanas.

Além disso, serão instalados dispositivos de rastreio nos ônibus, que poderá ser utilizado pela população, permitindo que o usuário saiba exatamente onde e quando sua linha passará pelo ponto. Estão sendo realizados testes internos e em breve serão disponibilizado.

Higienização

Toda a frota passará por processo de higienização e sanitização, visando controle de pragas e reduzir o contágio por COVID-19. A empresa responsável pelo serviço esclarece que realizará a desinfecção ambiental que irá esterilizar os ônibus com nebulização a frio, atomatização e pulverização.

Esclarece ainda que utilizará quarternário de amônio que é capaz de combater microrganismos patogênicos, capaz de eliminar bactérias, ácaros, esporos de fungos e vírus, inclusive o do Novo Coronavírus (Covid-19).

Desde o inicio da intervenção, a Prefeitura de Caraguatatuba instaurou diversos processos administrativos para apurar possíveis irregularidades cometidas pela empresa. Caso algo seja encontrado, Administração poderá entrar com o pedido de caducidade do contrato e uma nova licitação será aberta para o transporte público em Caraguatatuba.