Reis luta para que pessoas com deficiência e trabalhadores do transporte público tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19

O presidente da Câmara Municipal, José Reis, quer incluir pessoas com doenças crônicas e portadores de Síndrome de Down, além de trabalhadores do transporte público sebastianense, no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

Esse pedido será reforçado no requerimento, apresentado na sessão desta terça-feira (27).

Não será a primeira vez que o vereador solicita que seja dada prioridade aos portadores de Síndrome de Down. 
No dia 12 de março, Reis já havia apresentado essa solicitação, com base na publicação da Revista Science, que publicou um estudo indicando que o novo coronavírus é dez vezes mais mortal em pessoas com Síndrome de Down.

Outro grupo preocupante para Reis são os trabalhadores do transporte público, que também atuam na linha de frente dos serviços essenciais à comunidade.

“Reforço que a imunização de todos é de suma importância, porém, peço ao Executivo que tenha uma atenção especial nos grupos que citamos. Os trabalhadores do transporte público estão todos os dias em contado direto com as pessoas e precisam também ser vacinados”, comentou.

Vale lembrar que os municípios possuem autonomia para definirem seus próprios calendários de vacinação contra a COVID-19.

Neste sentido, o parlamentar questiona ainda se o município seguirá o cronograma divulgado pelo Estado, que visa imunizar pessoas com doenças crônicas, portadores de Síndrome de Down e trabalhadores do transporte público já em maio.

Informatização USFs

Outra luta do vereador Reis é a informatização de todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e a implantação do prontuário eletrônico do cidadão.

Na propositura, Reis lembra que São Sebastião aderiu ao incentivo financeiro, no qual foram homologadas 24 equipes de Saúde da Família, o que possibilita o recebimento, em parcela única, mais de R$ 27 mil para cada equipe.

O presidente da Casa do Povo lembra ainda do compromisso firmado pelo Governo Municipal para a implantação do prontuário eletrônico do cidadão.

“Vamos trabalhar para que essa informatização aconteça ainda este ano. São ferramentas essenciais para melhoria e agilidade do atendimento da nossa população”, ressaltou o presidente da Câmara de São Sebastião, Reis.