Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e Polícia Militar realizam abordagem às pessoas em situação de rua

Equipe composta por assistente social, psicólogo e educador social, da Casa do Caminho, além de servidores da Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Serviços Públicos e da Polícia Militar percorreram, nesta quinta-feira (22) alguns pontos estratégicos de Caraguatatuba para abordagem das pessoas em situação de rua.

O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Entre os lugares visitados estão a Praça Dr. Cândido Motta, Centro; Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho e Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto inacabado ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.

Foram abordadas 25 pessoas, das quais apenas quatro concordaram ir para o abrigo transitório.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236