Pixoxó cobra informações sobre recursos de combate ao Covid-19 e falta de kit intubação

O vereador ressaltou a importância da transparência no uso dos recursos destinados ao combate ao Covid-19

O vereador Giovani dos Santos, o Pixoxó, na sessão da última terça-feira (6) fez questionamentos ao governo municipal sobre as ações de combate à pandemia de Covid-19.

Através de requerimento, ele pediu informações sobre o recebimento e destinação de recursos relacionados ao combate à pandemia do Covid-19 e, sobre a falta de kits de intubação para tratamento de pacientes em estado grave.

O vereador frisou a importância de se esclarecer bem os fatos relacionados aos repasses de recursos ao combate do Covid-19. Por essa razão, cobrou informações da Prefeitura sobre o montante recebido pelo município provenientes dos governos Estadual e Federal, detalhando valores, recebimento e origem dos recursos. Ele também quer saber os valores aplicados pela própria administração com recursos municipais.

Pixoxó solicitou que a Prefeitura encaminhe relatório de gastos, despesas relacionadas ao combate à pandemia discriminando valor gasto, finalidade da compra/aquisição, data da compra e a origem do recurso. Também solicitou informações referentes ao número de testes realizados pela Secretaria de Saúde até o momento.

Kit intubação

O vereador Pixoxó também cobrou informações ao secretário municipal de Saúde, Reinaldo Alves Moreira, sobre a falta de kits intubação para o tratamento de pacientes em estado grave infectados pelo Covid-19. Ele disse que recebeu ligações de munícipes preocupados com seus familiares, que estão em estado grave, intubados na UTI Respiratória e sendo transferidos para outros municípios. Entre seus questionamentos, ele quer saber a previsão do município para a compra desses medicamentos, se houve contato com fornecedores para compra e qual o prazo para normalizar e tranquilizar o sistema de saúde na UTI Respiratória que depende desses insumos.

Pixoxó comentou que, em live oficial, o prefeito Felipe Augusto relatou que já houve transferências de pacientes que estavam intubados em nosso Hospital Centro para outros municípios, o que motivou a questionar sobre a retomada da normalidade para atendimento aos pacientes na UTI Respiratória. O vereador indagou, ainda, se existe no município um fundo de reserva para a compra desses insumos para o combate à Covid-19. Caso positivo, quer saber o valor reservado para essa finalidade até a data da resposta do requerimento.