Prefeita de Ubatuba é eleita presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

Flávia Pascoal é a primeira mulher eleita presidente do CBH-LN

A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, foi eleita presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) para o biênio 2021-2023 durante a primeira reunião ordinária (online) do órgão, no dia 26 de março. Esta é a primeira vez que o comitê de bacias tem uma mulher como presidente, assim como toda sua diretoria.

Através das redes sociais, Flávia Pascoal agradeceu o Comitê de Bacias Hidrográficas e os prefeitos do Litoral Norte, também se comprometeu em trabalhar com muita dedicação.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN)

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) foi instituído em 02 de agosto de 1997 pelo desmembramento do Comitê do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, observando-se as diferentes características dessas áreas.

O CBH-LN abrange 04 municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; a Secretaria Executiva está localizada na cidade de Ubatuba desde sua instituição.

A bacia é tida como de Conservação, mas possui alguns problemas característicos, tais como a carência de sistema de coleta e tratamento de esgoto, comum aos quatro municípios, o que resulta na principal fonte de poluição hídrica da região. Essa questão vem sendo discutida permanentemente.

A região possui grande número de organizações não governamentais, sociedades de classe, sindicatos, associação de moradores, motivados pelas interfaces dos assuntos de interesse econômico, saúde, meio ambiente e recursos hídricos.

A região do LN conta com predominância de áreas protegidas, sendo 80,75% das áreas consideradas de conservação integral, o que corresponde a cerca de 6,26 % das áreas protegidas do estado de São Paulo.