Vacinas contra Covid-19 podem ter sido danificas pela falta de eletricidade em Ubatuba

Queda de energia pode ter danificado 240 dose de imunizante

A prefeitura de Ubatuba emitiu nesta manhã (31/3), uma nota informando que, devido à queda de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas que atingiram o município na última segunda-feira (29/03), ocorreu uma alteração de temperatura em geladeiras de vacinas de algumas unidades de saúde. As unidade afetadas foram Perequê-Mirim, Rio Escuro e Lagoinha, incluindo as vacinas da Praia Dura, que estavam na unidade da Lagoinha.

Segundo a secretaria de Saúde, entre as vacinas expostas à alteração de temperatura, havia 240 doses de imunizantes conta Covid-19.

Condições climáticas estremas, como as fortes chuvas de segunda-feira, frequentemente provocam instabilidade na rede elétrica, e consequentemente podem provocar alteração na temperatura nas câmaras de conservação de vacinas.

A prefeitura de Ubatuba informou que a secretaria estadual de Saúde foi notificada e fará a avaliação das doses expostas à alteração de temperatura, a fim de verificar se estas sofreram danos ou se podem ser liberadas para utilização. O procedimento é padrão em todo o pais quando ocorre variação de temperatura.

Segundo a secretária de Saúde de Ubatuba, sem a avaliação técnica do governo do Estado, não é possível diagnosticar as condições das vacinas expostas. O município aguarda esta análise para saber qual procedimento deverá ser adotado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.