São Vicente tem fim de semana cultural, com apresentações on-line

A programação cultural tem apoio da Lei de Aldir Blanc

Do balé ao circo, do curta-metragem ao musical, São Vicente recebe uma grande programação cultural neste fim de semana. Ao todo, serão realizadas cinco apresentações on-line, no sábado (27) e no domingo (28).

Os eventos têm o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e são realizados em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). Vale lembrar que todas as medidas contra a propagação da Covid-19 foram respeitadas.

Confira a programação:

Dia 27/03

Sobre Cacos e Vãos e A Convergência para o Audiovisual

O grupo Quintal Coletivo traz um curta-metragem e um bate-papo virtual, neste sábado (27). Dirigido por Vivi Alves e interpretado por Mireille Antunes, Isadora Rodrigues, Zé Fernando e Andrews Sander, o curta Sobre Cacos e Vãos inicia às 20h, e depois às 21h, e conta a história de quatro personagens, mostrando suas angústias, questões e emoções na sociedade.

“Mostraremos os vãos internos do ser humano, suas contradições, e seus processos de solidão atualmente, para promover uma reflexão”, de acordo com a idealizadora do projeto, Mireille. No intervalo entre os episódios, às 20h20 os artistas iniciam uma conversa com o público via Instagram. Intitulado de A Convergência para o Audiovisual, eles mostram a complexidade das produções teatrais.

A dramaturgia é de Vanusa De Santis e a direção fotográfica é de Paulo Victor Mesquita. Vale lembrar que o evento não é recomendado para menores de 16 anos.

Links:

Curta-metragem às 20h e 21h

https://www.youtube.com/channel/UCK1OqazuHwaxdoCmNHIc8-g

Bate-papo às 20h20

https://www.instagram.com/oquintalcoletivo_/

Dia 28/03

Musical Alladin – Projeto Bora Lá

O Município recebe o musical Alladin a partir das 19h deste domingo (28), por meio do projeto Bora Lá. Mantido pela Organização Não Governamental do Núcleo Metropolitano de Esportes e Cidadania (ONG Numec), o programa socioeducativo atende mais de 250 crianças, oferecendo educação de qualidade, através da alfabetização, esportes, artes e oficinas diversas.

Organizado pelas pedagogas Isabela Izar e Patricia Lemos, o espetáculo conta a famosa história de Alladin, através da música. Cerca de 40 crianças participaram do evento gravado. 

Link para assistir:

https://www.youtube.com/channel/UCdWIix2txvHInDjWI_mYgRQ?view_as=subscriber

Dia 28/03

Balé Jovem de São Vicente apresenta O Quebra Nozes

O espetáculo “O Quebra Nozes” reúne cerca de 40 bailarinos do Balé Jovem de São Vicente, neste domingo (28), às 19h30, para reproduzir a famosa obra criada em 1891, pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, com coreografia de Marius Petipá.

Com muita dança, o grupo tem a responsabilidade de apresentar a suíte de um dos balés de repertórios mais importantes do mundo, com a direção de Sabrina Olimpio, remontagem e ensaios de Geyssa Alencar e Carol Pagano, e figurinos de Ligia Alencar.

O enredo conta a história de Clara, uma menina que, na noite de Natal, ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles, um boneco quebra-nozes. Clara adormece na sala com seu boneco e entra no mundo da fantasia – os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam por reinos e vivem diversas aventuras.

Link para assistir:

https://www.youtube.com/user/geyssa

Dias 27 e 28/03

Especial Dia do Circo e Oficina Circo em Casa

O Circo do Heldinho reúne dois eventos, neste sábado (27) e domingo (28). O primeiro ocorre às 14h, com a oficina Circo em Casa. Será ensinado aos espectadores como criar objetos utilizados em apresentações, de maneira sustentável, mostrando a oportunidade de preservar o meio ambiente, e semeando ao público a ideia de entrada numa carreira teatral.

Já às 18h, os amantes da arte circense se divertem com o show Especial Dia do Circo, em homenagem ao Dia Nacional do Circo, criado em referência ao nascimento de um dos grandes nomes artísticos do país, Piolin, na década de 20.

“Teremos malabarismo, equilibrismo, mágicas cômicas, sanfonas e músicas para toda a família assistir em casa”, conta o produtor Hélder Nascimento.

Links para assistir:

https://www.youtube.com/user/137sk8board

https://youtu.be/Gyt2qKYxx3k

https://youtu.be/nIKIq0Wn30Q

https://youtu.be/re1-4dmiOHg

https://youtu.be/vt60Wgmky1o

Dias 27 e 28/03

Praiaças na Rua

A arte feminina ganha força em São Vicente com o cortejo virtual Praiaças na Rua. Originalmente idealizado para ocorrer presencialmente nos bairros Vila Samaritá, Parque da Biquinha e Humaitá, o evento foi adaptado para ocorrer por meio de três apresentações de forma on-line.

O coletivo traz a presença das atrizes Miriã Pessoa, Ludmilla Corrêa, Juliana Bordallo, Julia Bertolini, Cris Vanuzzi, Lilian Rocha, Karla Lacerda, Flavia Lima, Lelê Lótus e a musicista Nanda Guedes. As dez mulheres buscam resgatar a historicidade e a dramaturgia da mulher palhaça como forma de transformação do ser humano e de uma nova sociedade, rompendo com as estruturas patriarcais. Ao todo, serão três sessões: no sábado (27), às 15h e às 19h, e a última no domingo (28), a partir das 19h.

Praiaças: Criado em 2016, o Praiaças – Movimento de Palhaçaria Feminina tem como objetivo criar um espaço de diálogos, reflexão, acolhimento, treinamento, troca e união entre as palhaças da Baixada Santista. Através da arte circense, o grupo composto por dez atrizes palhaças vem produzindo, culturalmente, ações nos espaços públicos e privados, com o fio condutor de pesquisa o universo feminino na Palhaçaria, sob a ótica da comicidade e dramaturgia

Links para assistir:

https://www.youtube.com/channel/UChx_EkztxVTX_b1hRyP-g4g

https://www.facebook.com/praiacas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.