Ilhabela vai exigir exame de Covid negativo para turistas durante o feriado antecipado

Exame deverá ser realizado no máximo 48 horas antes do embarque

A Prefeitura de Ilhabela divulgou na última terça-feira (23/03), que exigirá que os visitantes apresentem exame RT-PCR negativo para Covid-19, durante os feriados antecipados na cidade de São Paulo e do ABC Paulista para prevenir a disseminação da doença.

Preocupado com o risco de aumento nos casos de Covid-19 em Ilhabela, em decorrência dos feriados antecipados na capital paulista e nos municípios do ABC Paulista, o prefeito Antonio Luiz Colucci assinou o Decreto Municipal Nº 8.521, de 23/03/2021, estabelecendo normas para acesso ao município durante este período destes feriados. O decreto passa a vigorar às 8 h do dia 26 com validade de dez dias.

De acordo com o documento, a prefeitura passa a exigir dos visitantes, exame RT-PCR negativo realizado no máximo 48h (quarenta e oito) horas, antes do embarque no sistema travessia litorânea operada pela Dersa. Essa medida não se aplica aos moradores, prestadores de serviços essenciais e pessoas imunizadas com a segunda dose da vacina.

A fiscalização contará com apoio da Polícia Militar, em especial os policiais em atividade delegada, e, será realizada no bolsão de embarque.

Durante o período, será permitida ocupação máxima de 50% em hotéis hostels e pousadas, devendo ser observadas as normas e protocolos sanitários para prevenção ao Covid-19.

Para ler o decreto, acesse link: http://bit.ly/39aZBoR.

Vereadores pedem bloqueio de praias e cachoeiras

Na segunda-feira (22/03), os vereadores ilhéus protocolam um ofício solicitando que o governo municipal adote medidas rigorosas para conter a disseminação do Covid-19 em Ilhabela.

De acordo com o site oficial da Câmara de Ilhabela, a preocupação dos membros do legislativo é com a capacidade do sistema de saúde local, após a determinação do prefeito paulistano, Bruno Covas, decretar dez dias de feriado municipal.

Os vereadores pedem, entre outras ações, o fechamento de praias e cachoeiras durante o período, com objetivo de evitar aglomerações, em especial, do turismo de um dia, que pode ser um potencial agravante para a contaminação.

Também cobraram barreiras sanitárias na entrada da balsa. “Nossa preocupação é com a vida. O feriado prolongado pode saturar o nosso sistema de saúde e o próprio Estado não consegue suprir totalmente a necessidade com o Hospital Regional do Litoral Norte”, ressaltou o vereador Felipe Gomes (Republicanos).

Para a vereadora Diana Matarazzo (PL), presidente da Câmara Municipal, o maior problema é a falta de informação e orientação. “Precisamos que todos, moradores e turistas, entendam que os protocolos devem ser seguidos e que temos decretos específicos para controlar os excessos. Não queremos barrar ninguém, apenas que todos, com ou sem Covid-19, consigam atendimento durante essa crise sanitária que vemos em todo o país”, disse a vereadora.

Associação Comercial emite nota de repúdio

A Associação comercial e Empresarial de Ilhabela, através das redes sociais, se manifestou contrária ao pedido dos vereadores, para o fechamento das trilhas, praias e cachoeiras.

A entidade emitiu uma nota de repudio em que considera “ações sem sentido como o pedido de fechamento total das praias, feito pelos vereadores da cidade, sem um único embasamento científico”.

A Associação lembrou que a prefeitura já determinou medidas restritivas para o uso das praias no município, reforçou que compreende do caos mundial provocado pela pandemia, mas que “as praias devam ter seu uso desatinado à núcleos familiares, sem aglomerações, para prática individual de atividade física de forma responsável e segura”.

A nota publicada pela Associação também citou o baixo índice de ocupação turística e afirmou que a rede hoteleira tem seguido todos os protocolas sanitários de prevenção contra o Covid-19, o que segundo a entidade, tem contribuindo para que a cidade mantenha um dos mais baixos índices de ocupação de leitos de Covid-19 dos últimos tempos.

Para ler a nota da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, acesse https://bit.ly/3faaoDu

Covid-19 em Ilhabela

De acordo com o boletim epidemiológico publicado no site oficial da Prefeitura de Ilhabela, o município possui um total de 5465 casos confirmados de Covid-19, com 5376 recuperados e 32 óbitos confirmados.

Desde o início da pandemia, o município realizou 23.272 testes para Covid-19.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.