Bailarinas de Ubatuba, Maiara e Mariana Borges são aprovadas para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Bailarinas conquistaram bolsa para estudar na única filial da renomada escola situada fora da Rússia

Que Ubatuba sempre foi um celeiro de talentosos artistas, não é nenhuma novidade. Na música, na dança, no artesanato, ou em qualquer outro setor, a cidade sempre teve grandes destaques espalhados Brasil afora.

Recentemente as irmãs Maiara Borges de Souza e Mariana Borges de Souza, alunas do balé da Fundart por 7 anos e que estavam estudando no Theatro Municipal de São Paulo desde 2019, foram aprovadas  para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Um feito para poucos!

A primeira etapa aconteceu no final de 2020, através do envio de vídeos de todo o país, e após a avaliação, as gêmeas foram aprovadas para participar da fase presencial.

A fase presencial, que consiste na avaliação artística e médico-fisioterápica, aconteceu no início do mês de março, também com sucesso na aprovação das bailarinas de Ubatuba, proporcionando uma bolsa para estudarem na renomadíssima Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

A Fundação parabeniza as ex-alunas Maiara Borges de Souza e Mariana Borges de Souza pelo grande talento e desempenho, fruto de muito amor e dedicação. Isso reforça o grande potencial artístico de Ubatuba e a excelência da Oficina de Dança da Fundart, onde as meninas trilharam seus primeiros passos no Balé Clássico. Parabéns meninas!

O Teatro Bolshoi

O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e pelo britânico Michael Maddox, apresentando-se inicialmente em ressinto privado, até ser adquirido pelo Teatro Petrovsky, em 1779 . Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia. O ano de 2011 foi marcado por sua reabertura, após um longo período de reconstrução e renovação.

Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.

Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.

Atualmente o Teatro Bolshoi de Moscou possui quatro brasileiros em sua companhia profissional. Três deles são formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

Proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares. Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma Seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.