Prefeitura de Ubatuba realiza mutirão de combate à dengue no Ipiranguinha

Serão realizadas ações educativas e distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito

O bairro Ipiranguinha, na região Oeste de Ubatuba, é o próximo foco do mutirão de orientação e de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que acontecerá no sábado, 13 de março, das 8 às 14 horas.

O ponto de encontro das equipes é a unidade de saúde do Ipiranguinha, que fica na rua Assembléia, 114. Participam da ação agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e trabalhadores da Sanepav.

As ações educativas incluem conversa com a população para distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito e retirada de criadouros e vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais.

O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças.

A Prefeitura de Ubatuba pede a toda a população que colabore com o mutirão eliminando criadouros e abrindo suas casas e estabelecimentos para a vistoria dos agentes de saúde devidamente identificados. Na região do Alto do Ipiranguinha, moradores podem colocar objetos para descarte na calçada. Nos fins de semana seguintes o mesmo trabalho será realizado em outras partes do bairro que serão anunciadas posteriormente.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados até 08 de março, o município já tem um total de 49 casos de dengue confirmados laboratorialmente, todos autóctones, isto é, com infecção aqui em Ubatuba. Outros 277 casos aguardavam resultado de exame e 145 foram descartados.

Orientações gerais para a população

– Mantenha a limpeza de calhas e lajes

– Garrafas e latinhas vazias devem ser embaladas para recolhimento

– Acondicionar pneus velhos em locais cobertos

– Verifique pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes, regadores, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, latas, frascos plásticos, entre outros objetos que podem acumular água

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.