Inpe divulga primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia 1

Satélite brasileiro foi lançado da Índia no dia 28 de fevereiro

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (3) as primeiras imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, lançamento na madrugada do dia 28 de fevereiro do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia.

O satélite brasileiro Amazônia 1 marcou dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite – conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo – e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos. 

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) – órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e seu lançamento foi resultado de uma parceria entre o Brasil e a Índia.

Primeiras Imagens do Amazônia 1

A recepção no Brasil das primeiras imagens do satélite Amazônia 1 ocorreu em 3 de março de 2021. Após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite, a câmera WFI do Amazônia 1 foi ligada sobre o Brasil nas duas passagens diurnas. A primeira passagem, mais a leste, teve início às 9:57:27 e término às 10:08:27, horário local de Brasília, e foi recebida com sucesso pelas estações terrenas do INPE em Cuiabá e em Cachoeira Paulista. A segunda passagem, mais a oeste, teve início às 11:35:27 e término às 11:47:57, horário local de Brasília, e foi recebida com sucesso pela estação terrena do INPE em Cuiabá. As estações terrenas do INPE receberam e gravaram os dados brutos da câmera WFI, que foram processados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista, SP.

Assim que terminar a fase de manobras para colocação do satélite em sua órbita nominal, o que deve ocorrer até o próximo dia 15 de março, inicia-se a fase de comissionamento da câmera WFI do Amazonia 1, com duração prevista de aproximadamente dois meses. Durante essa fase serão avaliadas a qualidade radiométrica e geométrica das imagens. Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período com o objetivo de gerar produtos de imagens com a melhor qualidade possível. Ao fim da fase de comissionamento, o satélite Amazonia 1 poderá ser oficialmente declarado operacional e as imagens serão colocadas à disposição da comunidade de usuários por meio do catálogo de imagens do INPE

Imagem 1: Cor real mostrando a região metropolitana de São Paulo e seu entorno (Autor: Inpe)
Imagem 2: Composição colorida mostrando a região metropolitana do Rio de Janeiro e seu entorno (Autor: Inpe)
Imagem 2: Cor verdadeira mostrando o reservatório de Sobradinho, Rio São Francisco, e seu entorno (Autor: Inpe)
Imagem 4: Cor verdadeira mostrando ao município de Ibotirama, BA, o Rio São Francisco, e entornos (Autor: Inpe)
Imagem 5: Composição colorida mostrando a Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazónica Manuripi-Heath, na Bolívia (Autor: Inpe)

Fonte: Agência Brasil e Inpe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.