Ministério Público prepara carta de recomendações para a CBF solicitando a paralisação do futebol brasileiro

O avanço descontrolado da pandemia seria o motivo para o pedido MP solicitar a suspensão das competições nacionais

Segundo informações do portal Globo Esporte, o Ministério Público está preparando uma carta de recomendações para a CBF, onde solicita a suspensão de todas as competições de futebol no Brasil. O documento deverá ser assinado pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança e combate à violência nos estádios.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Ministério Público, procurador Valberto Lira, a decisão é consenso entre os procuradores, que tem como principal preocupação, o deslocamento das equipes entre os estados, para o cumprimento dos compromissos previstos em tabela das competições. O procurador salienta que, caso a nota técnica não seja cumprida, serão ajuizadas ações em todas as unidades federativas.

O debate sobre a paralisação do futebol brasileiro ganhou vigor após as fortes declarações do treinador do América-MG, Lisca, que na última quarta-feira, dia 3 de março, citou as dificuldades e os riscos do deslocamento das equipes entre os estados em competições como a Copa do Brasil, que obrigam as equipes a viajar por quase toda a extensão do território brasileiro, passando por regiões onde a pandemia está fora de controle. Lisca também fez um apelo aos dirigentes da CBF e às autoridades, e reforçou que perdeu amigos em decorrência do Covid-19, como os treinadores Marcelo Veiga e Rui Scarpino.

A temporada 2020 do futebol brasileiro se encerra domingo, dia 3 de março, enquanto a temporada 2021 teve inicio sem intervalo de férias e pré-temporada de preparação, por causa da paralisação ocorrida no inicio da pandemia, ano passado.

Os meses de fevereiro e março são dedicados aos torneios estaduais e ao inicio das fases preliminares da Copa do Brasil e das competições internacionais, como as Copas Libertadores e Sulamericana, além das eliminatórias para a Copa do Mundo. O Campeonato Brasileiro tem seu inicio em abril.

Os campeonatos estaduais do Ceará e Santa Catarina já estão paralisados.

A CBF, por sua vez não tem interesse em paralisar a Copa do Brasil, conforme publicou em seu blog, o jornalista Rodrigo Mattos, do portal UOL, que conversou com Rogério Caboclo, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro.

Por Redação, com informações dos Portais Globo Esporte e UOL.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.